Eu Desejo...

Eu Desejo..
Que a felicidade não dependa do tempo,
nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro.

Que ela possa vir com toda a simplicidade,
de dentro para fora, de cada um para todos.

Que as pessoas saibam falar, calar,
e acima de tudo ouvir.

Que tenham amor ou então sintam falta de não tê-lo.

Que tenham ideal e medo de perdê-lo.

Que amem
ao próximo e respeitem sua dor,
para que tenhamos certeza de que viver vale a pena.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

CMEI NOSSA SENHORA DE LOURDES Cuidando e Educando para a Cidadania



Projeto:

A Fantasia Criativa do Brincar

“Brinquedos e Brincadeiras”




Educadoras:

Jucilane Barbosa de Oliveira
Jussara Carrilho Rocha
Maria das graças dos Santos

 
Diretora:

Ana Maria Guimarães de Araújo
 

Coordenadora Pedagógica:

Claudia Heloisa Lanzillo




Eixo Temático Central do Projeto

Serão trabalhados os eixos: Identidade e autonomia; Movimento; Temas transversais; Música; Artes visuais; Linguagem oral e escrita; Natureza e sociedade; Matemática,

Resumo: 

     O Projeto a Fantasia Criativa do Brincar está sendo elaborado neste trimestre para resgatar as brincadeiras e brinquedos que os nossos pais brincavam, abordando o brincar como uma forma de educar, desenvolvendo as habilidades da criança. Brincando, ela não apenas se diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive, e se relaciona com este mundo e assim ela aprende brincando. Trabalhar a importância dos brinquedos e brincadeiras, através de atividades lúdicas, valorizando e fortalecendo a afetividade e a socialização através das expressões de movimento, identidade e autonomia, observando as especificidades de cada criança, buscando valorizar seus conhecimentos prévios. Este projeto está distribuído em três etapas, à primeira será usado como tema central nas atividades para o dia dos pais, que terá a culminância com um evento trazendo toda a família para comemorar o dia dos pais, de maneira mais lúdica com brincadeiras e competições. Na segunda etapa o tema central é o folclore, haverá apresentações das crianças e degustação de comidas típicas organizadas pela escola, E na terceira etapa o tema central será focado no dia 7 de setembro, abordando a importância da cidadania e da diversidade como sendo um aspecto relevante nesta faixa etária.
Todas as atividades, brincadeiras,  músicas e dramatizações serão adaptadas e acrescentadas de acordo com o tema da etapa que estiver sendo realizadas, e as necessidades das crianças. 

Palavras Chaves: Lúdico; Criança; Conhecimento.

Justificativa:

Diante do tema gerador “Brinquedos e brincadeiras”, o projeto: A Fantasia Criativa do Brincar foi elaborado para atender o nível I existentes no CMEI Nossa Senhora de Lourdes, no qual deveram ter subtemas em que todos os eixos sejam envolvidos ao longo do trimestre.
Este projeto irá abordar o brincar como uma forma de educar desenvolvendo as habilidades da criança. Brincando, ela não apenas se diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive, e se relaciona com este mundo e assim ela aprende brincando.
Ao brincar a criança movimenta-se em busca de parceria e na exploração de objetos; comunica-se com seus pares; se expressa através de múltiplas linguagens; descobre regras e tomam decisões, o brinquedo ajuda a criança a elaborar papéis que terá de exercer no futuro, é uma “invasão” ao mundo dos adultos, mas com aspecto desinteressado que só a imaginação pode oferecer.


Objetivo Geral:
 
Resgatar o espaço do brincar na Educação Infantil, dar às crianças o que lhes é de direito. Trabalhar a importância dos brinquedos e brincadeira, através de atividades lúdicas, valorizando e fortalecendo a afetividade e a socialização através das expressões de movimento, identidade e autonomia. Dar a elas a possibilidade de explorarem vários contextos linguísticos, para que possam fazer uso de todos eles nas diferentes formas de brincar.

Objetivos específicos:

Ø  Conhecer a importância das datas comemorativas trabalhadas;
Ø  Brincar contemplando os aspectos cognitivos, sócio-afetivos e psicomotores;
Ø  Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento;
Ø  Desenvolver o gosto pela música e dança;
Ø  Despertar a curiosidade e o interesse pela utilização de materiais diversos para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
Ø  Estimular o interesse  pela leitura e contação de histórias;
Ø  Desenvolver a oralidade e autonomia.

Conteúdos:

Brincadeiras:
Ø  Dança com bexigas;
Ø  Estátua;
Ø  Cobra cega;
Ø  Elástico;
Ø  Amarelinha;
Ø  Passa anel;
Ø  Pega, pega;
Ø  Beijo, abraço e aperto de mão;
Ø  Corrida do saco;
Ø  Seu mestre mandou;
Ø  Esconde, esconde;
Ø  Bambolê.

Música – Brinquedo cantado:

Ø  Passa, passa gavião;
Ø  Eu entrei na roda;
Ø  Terezinha de Jesus;
Ø  Ciranda cirandinha;
Ø  Eu entrei na roda;
Ø  A canoa virou;
Ø  A linda rosa juvenil.

Brinquedos:

Ø  Copo fone (engenhoca);
Ø  Bilboquê (engenhoca);
Ø  Carrinho com caixinha e latas;
Ø  Boneco de meia (Lendas Folclóricas);
Ø  Cavalo de aço;
Ø  Pipa;
Ø  Cata- vento;
Ø  Vai e vem;
Ø  Bambolê.

Estratégicas:

Serão realizadas através de momentos lúdicos com: Pintura coletiva e individual; Recorte e colagem; Dobraduras; Produções de engenhocas; Música e movimento; Encontro entre amigos (amigo doce); Entrevista com os pais (formulário); Dramatização; Confecção de cartão para os pais; Confecção de brinquedos e jogos que represente a cultura brasileira, além dos símbolos nacionais.

Conclusão:

Por ser este um tema rico em conteúdos e atividades a serem desenvolvidas, possibilitando um bom rendimento no trabalho realizado, conclui-se que esse é um tema relevante para o desenvolvimento das habilidades e competências trabalhadas durante o processo de aprendizagem das crianças.

Eixos:

Ø  Identidade e autonomia;
Ø  Movimento;
Ø  Temas transversais;
Ø  Música;
Ø  Artes visuais;
Ø  Linguagem oral e escrita;
Ø  Natureza e sociedade;
Ø  Matemática.

Culminâncias:

Ø  Festa dos Pais;
Ø  Comemoração do folclore;
Ø  Comemoração da independência.

Referência: RCNEI

NOVAS CAPAS