Eu Desejo...

Eu Desejo..
Que a felicidade não dependa do tempo,
nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro.

Que ela possa vir com toda a simplicidade,
de dentro para fora, de cada um para todos.

Que as pessoas saibam falar, calar,
e acima de tudo ouvir.

Que tenham amor ou então sintam falta de não tê-lo.

Que tenham ideal e medo de perdê-lo.

Que amem
ao próximo e respeitem sua dor,
para que tenhamos certeza de que viver vale a pena.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

RELATO



          A palavra blog vem da abreviação de weblog - web (tecido, teia, também usada para designar o ambiente de internet) e log (diário de bordo, registro). É um diário online que permite que os usuários registrem diversos conteúdos que ficam disponíveis em ordem cronológica, com a vantagem de que possibilita um espaço para comentários dos leitores.
          Cresce a cada dia a utilização dos blogs nas mais diversas áreas, inclusive na educação. Portanto, o tema se impõe pela atualidade, pois muito se tem discutido sobre a importância e a validade das novas tecnologias de informação e comunicação (NTics), especialmente as que envolvem acesso à internet. As escolas, principalmente as que possuem acesso à internet, não podem fazer de conta que os blogs não existem. Mas mais do incluir a utilização dos blogs na educação é necessário refletir sobre as suas possibilidades pedagógicas. Desta forma, este Projeto apresenta os resultados da pesquisa realizada no Curso PROINFO, sobre a utilização de blogs na educação. Portanto o projeto foi realizado em duas etapas, sendo a primeira: a orientação da importância da introdução das novas tecnologias na educação enfocando o blog como um importante meio de comunicação e divulgação entre os educadores, e a segunda etapa: Apresentação e explicação de sites informativos sobre criação de blog’s; Orientação de como utilizar as ferramentas disponíveis nos sites; Criação dos blog’s e experimentação dos mesmos.
          Foi observado durante o período de execução do projeto o aproveitamento dos educadores diante da criação dos blog’s propostos para que possa acrescentar em sua prática mais uma ferramenta que possibilite o avanço na educação.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

BANNER

MAPA CONCEITUAL


             WIKCIONÁRIO é um dicionário de conteúdo aberto que está sendo desenvolvido com a ajuda de contribuidores de todas as partes do mundo. Ele é um  wiki, o que significa que qualquer um pode edittá-lo.
           WIKIPÉDIA é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por toda pessoa interessada. O que torna bastante prático, a reedição e futuras visitas. É um processo com boa aceitação, pois desenvolve o conhecimento, através de softwares livres. Apesar de existirem artigos que explicam o funcionamento geral de alguma ferramenta ou software, a Wikipédia é uma enciclopédia, não um manual de instruções. Portanto podemos modificar, acrescentar, retirar, corrigindo e traduzindo seus conhecimentos, onde os próprios usuários podem fiscalizá-lo.

ATIVIDADE 2.6
PROJETO DE CRIAÇÃO DE BLOG
TEMA: CRIANDO SEU BLOG
IDENTIFICAÇÃO:

 Projeto criado pelas alunas do curso proinfo – programa nacional de informática na educação desenvolvido pela secretaria de educação à distância: Francineide Fernandes Coriolano mendes, Gilvanete dos Santos, Luciene Pinheiro Pontes Maria das Graças dos Santos e Maria de Lourdes Araújo Medeiros.

JUSTIFICATIVA:

 A sociedade em que vivemos está em  constantes transformações em seu campo tecnológico. é  diante desta afirmativa que surgiu a necessidade da elaboração do projeto: criando seu blog  junto aos professores, visto que é de grande relevância esta ferramenta para a divulgação de informações sobre  aulas, seminários, disciplinas, enfim, tudo que envolve o processo educacional fazendo com que aconteça um melhor entrosamento entre professor e aluno favorecendo uma aprendizagem voltada para o desenvolvimento intelectual de todos os envolvidos.

OBJETIVO:         
           
Favorecer a criação de blog’s que oportunize aos educadores a divulgação das atividades propostas e desenvolvidas no ambiente escolar juntamente com seus educandos.

META

Que os educandos construam seus blog’s e que tenham acesso a uma ferramenta virtual que possa divulgar e interagir com os internautas as atividades profissionais

PÚBLICO ALVO: EDUCADORES

PERÍODO: Outubro de 2011 com duração de 08 horas

AVALIAÇÃO
Será observado durante o período de execução do projeto o aproveitamento dos educadores diante da criação dos blog’s propostos.
                                     

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Experiência de navegar livremente pela net


A experiência de navegar livremente é deliciosa!                      
Ir e vir sem compromisso, sem hora para acabar, é uma terapia para a mente E para muitos uma fuga da vida real.  As tecnologias digitais estão presentes no nosso dia-a-dia. Seja para contactar com amigos, colegas e parentes, aprimorar os conhecimentos, enviar mensagens de fortalecimento e agradecimento, expor nossas ideias, ou simplesmente bisbilhotar a vida dos outros, enfim, usamos os meios de navegação para nos auxiliar nas diversas formas, criando novos horizontes. E tudo isso tem nos oportunizado momentos prazerosos.  Mas, a velocidade em que acontecem as mudanças no mundo virtual é espantosa, muitas vezes fazes não dar tempo aprender algo e já é ultrapassado, por mais que sejamos rápidos estamos sempre um passo a trás das novas tecnologias. Existem tantas opções de pesquisas e informações no mundo virtual, que se não tivermos cuidado perdemos o sentido da pesquisa.  É  muito bom, mas temos que saber usar.

sábado, 17 de setembro de 2011

Um pequeno texto de uma grande mulher

DELIRIO DE FELICIDADE

 
Sentia-se feliz. Imaginou um  céu azul por sobre o arco-íris e  pássaros  sobrevoando  e confundindo-se com esse  céu. Mas não imaginou  um pote de ouro no fim do arco-íris, no seu delirio de felicidade, apenas um desejo:  o reencontro com aquele que se foi ...
Zélia Maria Freire

sábado, 10 de setembro de 2011

HIPERTEXTO NA EDUCAÇÃO

O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. Pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações. e um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de detalhe possam ser acedidos de maneira não seqüencial pelo leitor. O objetivo a esse conceito é o de permitir que o leitor possa desviar o fluxo da leitura para os assuntos referidos, no texto com o intuito de aprofundar a compreensão do texto inicial. A idéia de hipermídia é simples, ao invés de um texto, uma ligação; que pode conter um gráfico, um filme ou ate diferente sons. Alguém disse um vez que, uma imagem vale por mil palavras, hoje em dia, dos os sistemas de hipermídia que a intenet coloca a nossa disposição, são aqueles que a alguns anos atrás poderia ser considerado ficção cientifica. Mas, se não estivermos preparados para utilizar o hipertexto, a princípio pode parecer muito complicado, podemos perder o sentido da leitura se não mantivermos um objetivo na pesquisa. Foi o que aconteceu comigo, fiquei muito confusa, mas, deu tudo certo, era falta de concentração de minha parte.