A conduta humana organiza-se em esquemas de ações
ou de representações adquiridos, elaborados pelo indivíduo a partir de sua
experiência individual, que podem coordenar-se variavelmente em função de uma
meta intencional e formar estruturas de conhecimento de diferentes níveis. A
função que integra essas estruturas e sua mudança é a inteligência.
- A Inteligência é definida por dois aspectos:
Organização: forma determinada de organização do
conhecimento. Exemplo: não pensamos em como caminhamos, simplesmente
caminhamos, ou seja, tenho uma estrutura conhecido, a ação é o plano
representativo deste esquema.
Adaptação: realiza-se através da assimilação e acomodação.
- Assimilação e Acomodação
Assimilação: transforma o objeto de conhecimento de
acordo com o que temos construído. Exemplo: comer maçã o organismo absorve, faz
parte dele.
Acomodação: adaptar-se ao objeto de conhecimento
através do sujeito. O sujeito se transforma para acomodar o objeto. Exemplo: a
criança difere que existem vários tipos de cães, pequeno, grande, feroz, amigo.
Estágio Sensório-Motor (0-2 anos)
Desenvolvimento inicial das coordenações e relações
de ordem entre ações, início de diferenciação entre o próprio corpo e os
objetos; aos 18 meses, mais ou menos, constituição da função
simbólica(capacidade de representar um significado a partir de um
significante). No estágio sensório-motor o campo da inteligência aplica-se a
situações e ações concretas.
- Subestágios do estágio sensório-motor:
- Subestágio 1(0-1 meses);
- Subestágio 2(1-4 meses);
- Subestágio 3(4-8 meses);
- Subestágio 4(8-12 meses);
- Subestágio 5(12-18 meses);
- Subestágio 6(18-24 meses).
Reação Circular
Segmento de conduta que o bebê associa a uma
conseqüência que tenta reproduzir repetindo tal conduta. O resultado deste
exercício é o fortalecimento do esquema motor, que tenderá a conservar-se e a
aperfeiçoar-se.
- Reações Circulares primárias: são esquemas simples, descobertos fortuitamente pelo bebê e circunscritos a seu próprio corpo. Exemplo: chupar a mão;
- Reações Circulares secundárias: são coordenações de esquemas simples cujas consequências são inicialmente casuais. Ao contrário das primeiras, os efeitos associados à conduta ocorrem não mais no próprio corpo, senão no meio físico ou social. Exemplo: adulto tamborilar os dedos sobre a mesa, o bebê se agita e o adulto entende que deve repetir o ato.
- Reações Circulares terciária: resultam da coordenação flexível de esquemas secundários, experimentando novos meios que levam a um efeito desejado, servem para "ver o que acontece". Exemplo: a criança usa um objeto para lançar outro.
Subestágio 1 (0-1 meses)
O exercício dos reflexos inatos
O bebê relaciona-se com o mundo através dos
sentidos e da ação. Os reflexos inatos proporcionam-lhe um repertório mínimo de
condutas, mas que é suficiente para sobreviver.
A conduta reflexiva é desencadeada quando ocorre
uma determinada estimulação. Exemplo: sucção.
Este estágio é caracterizado pela repetição dos
esquemas motores inatos.
O processo fundamental na adaptação é a
assimilação: a experiência derivada do exercício do reflexo permite ao
recém-nascido adaptar-se a novas condições de estímulo repetindo
assimiladoramente o mesmo esquema de ação; ou seja, reagindo de modo semelhante
a ambas, a assimilação nova à anterior.
A Assimilação apresenta 3 aspectos:
Repetição: assimilação funcional ou reprodutora,
que assimila o objeto à função. Exemplo: suga o mamilo sempre que este é aproximado;
Generalização: assimilação extensiva a objetos
novos e variados. Exemplo: suga todo objeto colocado próximo a boca(fralda,
bico).
Reconhecimento: a duração, intensidade ou os
componentes do esquema motor reflexo diversificam-se em função das características
do estímulo; por isso dizemos que o individuo reconhece o objeto. Exemplo:
diferenciar o-chupável-que-alimenta do o-chupável-que-não-alimenta.
Subestágio 2 (1-4 meses)
As primeiras adaptações adquiridas e
a reação circular primária.
Formação das primeiras estruturas adquiridas: os
hábitos. Exemplo: quando o bebê faz algo intencional que o agrada/atrai tenta
repetir a ação;
Esta é uma reação circular primária porque, por um
lado, o efeito inicial produziu-se de maneira fortuita e porque, por outro, as
ações que a criança repete de modo rotineiro e invariável estão concentradas em
seu próprio corpo. Começam a surgir às primeiras coordenações motoras como
pressão-sucção, visão-audição.
Contágio Condutual
O assimilador antecedente á assimilação: a criança
só imita o adulto quando a conduta a ser imitada existe previamente no seu
repertório. Exemplo: imitar um som que o adulto faça que por sua vez imitou uma
vocalização que a criança já produzia.
Subestágio 3 (4-8 meses)
A reação circular secundária
Reações circulares secundárias: A reação circular
secundária envolve objetos externos; ex: casualmente o bebê alcança o móbile de
seu berço; este movimento tende a ser repetido; o bebê começa a recuperar
objetos escondidos.
Neste estágio a criança já interage com o meio, sua
estrutura já não é mais só biológica, os novos esquemas são mais ricos e
variados e possibilitam uma atividade mais liberada.
A assimilação generalizadora com os objetos é muito
ativa, a criança explora com curiosidade aplicando esquemas conhecidos
associados a efeitos que já é capaz de antecipar tais como: chupar sacudir e
bater.
·
Coordenação de esquemas secundários:
A criança já é capaz de encontrar objetos
escondidos; no subestágio anterior, o bebê descobre o objeto por acaso; agora,
desde o inicio, existe um objetivo; o bebê demonstra originalidade e procura
utilizar esquemas antigos; seria o que Piaget chama de "assimilação
generalizadora".
A assimilação recognitiva também está relacionada
com êxitos posteriores, pois neste subestágio aparece o reconhecimento motor
ela já associa um objeto ao movimento, ao sacudir o braço ela faz soar o
chocalho. Agora a atenção e o interesse da criança deslocam-se até o resultado
das suas ações, ela não faz mais só por fazer, a criança é cada vez mais
sensível as mudanças da realidade, fonte de desequilíbrio e novas acomodações.
Os avanços na conduta mostram a proximidade da
atividade intencional, porém ainda não foi estabelecida a coordenação entre
meios e fins.
- O efeito produzido pela reação secundária acontece com repetições casuais e também acontece casualmente. A relação entre a conduta e a meta, por exemplo, espernear para conseguir mexer com os pés um brinquedo pendurado.
- No terceiro subestágio, a criança imita somente a conduta visível em seu próprio corpo. A existência do objeto continua ligada as ações e percepções da criança ela só o procura se ele está parcialmente oculto, o espaço está restrito a ação momentânea, pois nesta fase existe a ausência da conservação do objeto.
Subestágio 4 (8 - 12 meses)
Coordenação de Esquemas Secundários
Aplicados a Relações Meios-Fins
Esquema Sucessão de ações que possuem uma
organização de ações e que são sucessíveis de repetição em situações
semelhantes. Ex: Sacudir um chocalho para fazê-lo soar.
Relações Meios-Fins.
Um esquema media o êxito de uma meta associada a
outro esquema. Ex: Agarrar um brinquedo, retirando um obstáculo que está entre
a criança e o brinquedo.
Passagem ao subestágio 4
- Aparecimento da intencionalidade.
- Acentua-se a atenção que ocorre no meio.
- Aparecimento das primeiras coordenações do tipo meios-fins.
- As reações secundárias coordenam-se em função de uma meta não imediata.
- Meios adequados para a consecução do objetivo proposto.
Esquemas do Subestágio 4
·
Procedem
do repertório prévio da criança, havendo a coordenação intencional.
·
Sacudir
um chocalho para produzir um som.
·
Os
esquemas ainda não possuem a mobilidade necessária, a conduta se repete
tipicamente como foi aprendida.
·
Encontrar
um objeto que foi escondido, quando isso é feito diante dela.
- Progressos nas habilidades de imitação aproximada. Entre chocar de mãos quando deve bater palmas.
- Progressos nas habilidades de imitação análoga. Abrir e fechar as mãos quando deve abrir e fechar os olhos.
- Possibilidade de imitar movimentos invisíveis. Mover os lábios. Tocar o nariz, a orelha. Mostrar a língua.
- Coordenação dos esquemas de representação facilitando a compreensão de objetos e fatos.
- Disposição de sair de casa quando lhe colocam determinada roupa.
- Quando sua fralda é retirada sabe que irá tomar banho.
- Esquemas de conhecimento têm progressos, como os relativos à captação do espaço.
- Observação e provocação de deslocamentos de objetos.
- Distinção das pessoas (6 - 8 meses)
- Chorar quando algum estranho se aproxima sem que uma figura bem conhecida e protetora esteja presente.
- Repetição de conduta tal como foi aprendida.
Subestágio 5 (12 - 18 meses)
Reações Circulares Terciárias
É o descobrimento de novas relações instrumentais
como resultado de um processo de experimentação ajustada à novidade da
situação.
A assimilação agora não é mera repetição, pois na
reação circular terciária o esquema sensório-motor está integrado por elementos
móveis e variáveis em cada repetição, à medida que as condições da ação são
modificadas.
A busca ativa de uma nova relação entre meios e
fins inicia-se de modo intencional, mas é atingida normalmente de modo
fortuito: quando um esquema prévio não é eficaz, a criança ensaia procedimentos
aproximados até que o tateio leve à resposta correta.
A criança começa a usar meios novos para atingir
seus objetivos e realiza verdadeiros atos de inteligência e de solução de
problemas.
- Aproxima um objeto puxando algo sobre o qual está situado, por exemplo, uma manta ou uma almofada.
- A conduta do barbante é semelhante e consiste em atrair um objeto puxando o prolongamento do mesmo que pode ser um barbante;
- A conduta do bastão consiste em usar um bastão ou um pau para alcançar um objeto afastado.
- Puxar um lençol sobre o qual está de pé até compreender que precisa sair de cima para poder pegá-lo.
- Tentar passar um boneco horizontalmente através das grades verticais do parque até entender que precisa fazê-lo girar para conseguir fazê-lo passar.
- A criança descobre o uso correto do ancinho como instrumento para aproximar objetos, brinca aproximando-os e afastando-os alternadamente.
Desaparece o erro de subestágio 4
- Já que o esquema de busca prévio não é eficaz, a criança ensaia outros procedimentos, até obter o resultado desejado. Ex: quando a bola desaparece sob a mesa, nós buscamos ali e não embaixo do sofá.
Erro de transposição no estágio V
·
A criança
não consegue ainda enfrentar os deslocamentos invisíveis do objeto.
·
A criança
é incapaz de inferir que, se o objeto não está na mão do experimentador, deve
estar embaixo do lenço.
·
Ainda
pesam muito as evidências perceptivas diretas; por isso a elaboração da
permanência do objeto ainda é vista com dificuldade quando ocorrem
deslocamentos dos objetos com trajetórias ocultas para a criança.
·
A
experimentação e o ensaio permitem à criança incorporar a seu repertório
imitativo novos esquemas
Subestágio 6 (18 - 24 meses)
Invenção de novas combinações de
esquemas a partir de suas representações.
Caracteriza-se pelo aparecimento da representação
e, então, os problemas podem começar a ser resolvidos no plano simbólico e não
mais puramente prático.
Esquemas ® ações suscetíveis de ser realizadas com ou sobre os objetos
que compartilham alguma propriedade ( por exemplo, agarrar objetos de certo tamanho, pode-se
girar objetos redondos ou cilíndricos) assim, os esquemas assimilam os objetos.
Os esquemas de ação proporcionam
o primeiro conhecimento sensório-motor dos objetos como são sob o ponto de
vista perceptivo; e o que pode ser feito com eles no plano motor.
Através da ação dos esquemas, a criança vai
elaborando o seu conhecimento dos próprios objetos e das relações espaciais e
causais que colocam em contato certos objetos e acontecimentos com outros.
O sujeito já não resolve, então, os problemas por
tateios, mas parece fazer uma reflexão prévia.
A criança tentar subir num banquinho, mas, ao apoiar-se nele, ele se
desloca. Em um momento determinado, a criança se detém na sua ação, parece refletir,
pega o banquinho e o apoia na parede, evitando, assim, seu deslocamento e, a
seguir, sob novamente.
- A aquisição da linguagem mudará as relações da criança.
- Com o seu aparecimento entramos em uma nova etapa representativa, que abrirá novas perspectivas para o seu desenvolvimento intelectual.
- As novas habilidades são exercitadas em ações predominantemente assimilatórias, tais como jogo simbólico, baseado na aceitação do "como se". Ex:Brincar com uma caixa "como se" fosse um carro.
ORIGEM DA FUNÇÃO SIMBÓLICA
Evolução da inteligência sensório-motora.
Os símbolos originam-se da ação tanto como
significantes;quanto como significados.
- SIGNIFICANTES
Procedem predominantemente da imitação, são dados
por práticas sociais das quais o indivíduo se apropria através da
imitação:diferida ou internalizada (manejo de imagens mentais).
- SIGNIFICADOS
Tem seu valor como elementos de assimilação.
Dar significado ou compreender um objeto é
assimilá-lo aos esquemas disponíveis.
Significantes e significados
Diferenciam-se, facilitam-se mutuamente,
enriquecem-se e coordenam-se no desenvolvimento sensório-motor do mesmo modo
que o fazem as funções de assimilação e acomodação.
A experimentação e o ensaio permitem à criança
incorporar a seu repertório imitativo novos esquemas.
A inteligência sensório-motora depois
de Piaget
A descrição da fase sensório motora de Piaget foi
feita com a observação de seus três filhos, então outras pessoas quiseram
pesquisar se este processo ocorre igualmente em populações diferentes. E foi
constatado que Piaget tinha razão, embora algumas diferenças cronológicas foram
constatadas, mas por causa da estimulação, do meio e da forma como as crianças
eram criadas.
Após muitas pesquisas os psicólogos descobriram a
capacidade dos bebês nas primeiras semanas de vida demonstrando uma conduta
mais precoce do que Piaget supunha. A coordenação intersensorial aparece desde
os primeiros dias de vida e a conservação do objeto ocorre antes do que Piaget
supunha, principalmente se o objeto é algo significativo para a criança. O que
Piaget interpretou em função da competência cognitiva foi interpretado
posteriormente em função da execução motora. Piaget dizia que crianças não
procuram o objeto, pois não tem uma representação do mesmo, enquanto outros
autores dizem que a criança não tem é a habilidade motora para pegar o
objeto,ex:bebês de nove meses levantam um obstáculo para buscar um objeto
escondido sob.E um de 5 meses não o faz,mas é porque os de 9 já desenvolveram
uma habilidade motora para tal.
Na função simbólica os estudos de Piaget fecham com
os novos dados coletados,a construção da função simbólica é a elaboração do
conhecimento sobre a realidade e os dois aspectos principais são: a
representação e a comunicação.Os símbolos são instrumentos criados a serviço da
relação interpessoal e a permanência do objeto adianta-se quando o objeto é uma
pessoa relacionada a criança.O final deste estagio é paralelo a existência de
ajustes entre mãe e filho a comunicação pré linguística e a aquisição da linguagem.
Referências Bibliográficas:
- Alegre. Artes Médicas. 1998
- Mora Joaquim e Jesus Palácios . Inteligente Sensório-Motor
- http:// www. Rio.rj. Gov.br/multirio/cime/dapiaget.html
- NICOLAU Marieta Lúcia Machado. A educação pré-escolar. Ed. Ática, 1987
Fonte: http://ckruschel.vilabol.uol.com.br/smotor.htm
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