Eu Desejo...

Eu Desejo..
Que a felicidade não dependa do tempo,
nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro.

Que ela possa vir com toda a simplicidade,
de dentro para fora, de cada um para todos.

Que as pessoas saibam falar, calar,
e acima de tudo ouvir.

Que tenham amor ou então sintam falta de não tê-lo.

Que tenham ideal e medo de perdê-lo.

Que amem
ao próximo e respeitem sua dor,
para que tenhamos certeza de que viver vale a pena.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Projeto Saúde do Escolar

INTRODUÇÃO
PHG - MATUTINO

        O projeto saúde do escolar neste 1º bimestre tem como tema o mesmo da Campanha da Fraternidade 2011, e como sabemos que o cuidado com o corpo nos conscientiza que temos que cuidar do meio em que vivemos, é preciso primeiro conscientizar que o equilíbrio do corpo é o equilíbrio do mundo
            Os objetivos gerais da Campanha da Fraternidade são sempre os mesmos e decorrem da missão evangelizadora em nome do amor fraterno, despertar e nutrir o espírito comunitário no meio do povo e a solidariedade na busca do bem comum, renovar a consciência sobre a responsabilidade de todos na ação evangelizadora da Igreja, na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária entre os cristãos.                      
        Este ano estamos falando sobre meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e conseqüências. Somos todos moradores de uma mesma casa, gostando disso ou não estamos interligados. Não há como simplesmente virar as costas e não se importar, afinal se ocorresse uma catástrofe a nível global com a que aconteceu no Japão, por exemplo, para onde iríamos? Aquecimento global, mudanças geológicas nada mais é do que reações as nossas ações.
        A Campanha da Fraternidade de 2011 vem justamente nos alertar desta verdade. Tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta, sendo assim nos dá a oportunidade de como uma família sentarmos junto e elaborarmos ações para salvar a nossa casa. Mas, essas ações não terão sentido se não começarmos de dentro para fora, antes de salvar o planeta, temos que conscientizar nossos alunos para começar cuidando do próprio corpo, de seus objetos pessoais, de sua casa, de sua cidade, só então eles terão como entender a importância de cuidar do meio ambiente em que vivemos e do planeta como um todo.

OBJETIVO GERAL:


        Promover qualidades de vida das comunidades escolares, abrangidas neste projeto, através da ampliação e qualificação das ações de educação e saúde, orientadas para a prevenção de diferentes agravos integrada ao contexto escolar, estimulando um convívio participativo e formando multiplicadores entre educadores, funcionários da escola, educandos e seus familiares no contexto escolar.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Estimular o desenvolvimento das atividades voltadas para a pratica e conservação da saúde como bem estar social e cultural.
  • Promover a prevenção das doenças na comunidade escolar;
  • Conscientizar a comunidade escolar que a higiene corporal é fundamental para a saúde;
  • Apoiar a inclusão escolar de crianças com necessidades de saúde e educativas especiais;
  • Contribuir com o ambiente escolar seguro e saudável através das ações educativas para a preservação do meio ambiente;
  • Reforçar os fatores de proteção relacionados com os estilos de vida saudáveis;
  • Contribuir para o desenvolvimento dos multiplicadores do projeto;
  • Promover a saúde dos alunos do ensino fundamental da escola, por meio do desenvolvimento de ações educativas, preventivas e curativas.
  • Identificar doenças causadas por falta de higiene;
  • Adotar hábitos de alto cuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
JUSTIFICATIVA

        A maior parte dos problemas de saúde e de comportamentos de risco, e associados ao ambiente e aos estilos de vida, pode ser prevenida ou significativamente reduzida através de programas de prevenção efetiva, e gastar com prevenção da saúde hoje, representa um ganho em serviços de saúde desenvolvidos e efetivados pelas políticas públicas.
        Sendo assim, a escola é um espaço seguro e saudável, facilita a adoção de comportamentos mais saudáveis, encontrando-se por isso numa posição ideal para promover e manter a saúde da comunidade escolar e do meio em que estão inseridos. Nesta perspectiva o Projeto Saúde do Escolar busca gerar oportunidades de reflexão e atuação sobre as questões de saúde colocadas no presente, e tornar o educando um multiplicador em defesa de uma vida saudável na escola e na família.  
        Nesse sentido, é importante que todos se conscientizem de que o trabalho de transmissão de saberes organizados em disciplinas, à escola compete, também, educar para os valores, promover a saúde, a formação e a participação cívica dos alunos, num processo de aquisição de competências que sustentem as aprendizagens ao longo da vida e promovam a autonomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário