Projeto:
A Fantasia Criativa do Brincar
“Brinquedos
e Brincadeiras”
Educadoras:
Jucilane Barbosa de
Oliveira
Jussara Carrilho Rocha
Maria das graças dos
Santos
Diretora:
Ana Maria Guimarães de
Araújo
Coordenadora Pedagógica:
Claudia Heloisa
Lanzillo
Eixo Temático Central
do Projeto
Serão trabalhados os
eixos: Identidade e autonomia; Movimento; Temas transversais; Música; Artes
visuais; Linguagem oral e escrita; Natureza e sociedade; Matemática,
Resumo:
O Projeto a Fantasia
Criativa do Brincar está sendo elaborado neste trimestre para resgatar as
brincadeiras e brinquedos que os nossos pais brincavam, abordando o brincar
como uma forma de educar, desenvolvendo as habilidades da criança. Brincando, ela não
apenas se diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive, e se relaciona
com este mundo e assim ela aprende brincando. Trabalhar a importância dos
brinquedos e brincadeiras, através de atividades lúdicas, valorizando e
fortalecendo a afetividade e a socialização através das expressões de
movimento, identidade e autonomia, observando as especificidades de cada
criança, buscando valorizar seus conhecimentos prévios. Este projeto está distribuído em três etapas, à primeira será
usado como tema central nas atividades para o dia dos pais, que terá a
culminância com um evento trazendo toda a família para comemorar o dia dos
pais, de maneira mais lúdica com brincadeiras e competições. Na segunda etapa o
tema central é o folclore, haverá apresentações das crianças e degustação de
comidas típicas organizadas pela escola, E na terceira etapa o tema central
será focado no dia 7 de setembro, abordando a importância da cidadania e da
diversidade como sendo um aspecto relevante nesta faixa etária.
Todas as atividades, brincadeiras, músicas e dramatizações serão adaptadas e
acrescentadas de acordo com o tema da etapa que estiver sendo realizadas, e as
necessidades das crianças.
Palavras Chaves: Lúdico; Criança;
Conhecimento.
Justificativa:
Diante do tema gerador “Brinquedos e
brincadeiras”, o projeto: A Fantasia Criativa do Brincar foi elaborado para
atender o nível I existentes no CMEI Nossa Senhora de Lourdes, no qual deveram
ter subtemas em que todos os eixos sejam envolvidos ao longo do trimestre.
Este projeto irá abordar o brincar
como uma forma de educar desenvolvendo as habilidades da criança. Brincando, ela não
apenas se diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive, e se relaciona
com este mundo e assim ela aprende brincando.
Ao brincar a criança movimenta-se em busca de
parceria e na exploração de objetos; comunica-se com seus pares; se expressa
através de múltiplas linguagens; descobre regras e tomam decisões, o brinquedo
ajuda a criança a elaborar papéis que terá de exercer no futuro, é uma
“invasão” ao mundo dos adultos, mas com aspecto desinteressado que só a
imaginação pode oferecer.
Objetivo Geral:
Resgatar o espaço do brincar na
Educação Infantil, dar às crianças o que lhes é de direito. Trabalhar a
importância dos brinquedos e brincadeira, através de atividades lúdicas,
valorizando e fortalecendo a afetividade e a socialização através das
expressões de movimento, identidade e autonomia. Dar a elas a possibilidade de explorarem vários
contextos linguísticos, para que possam fazer uso de todos eles nas diferentes
formas de brincar.
Objetivos específicos:
Ø
Conhecer a importância das datas comemorativas trabalhadas;
Ø
Brincar contemplando os aspectos cognitivos, sócio-afetivos
e psicomotores;
Ø
Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento;
Ø
Desenvolver o gosto pela música e dança;
Ø
Despertar a curiosidade e o interesse pela utilização de
materiais diversos para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
Ø
Estimular o interesse
pela leitura e contação de histórias;
Ø
Desenvolver a oralidade e autonomia.
Conteúdos:
Brincadeiras:
Ø
Dança com bexigas;
Ø
Estátua;
Ø
Cobra cega;
Ø
Elástico;
Ø
Amarelinha;
Ø
Passa anel;
Ø
Pega, pega;
Ø
Beijo, abraço e aperto de mão;
Ø
Corrida do saco;
Ø
Seu mestre mandou;
Ø
Esconde, esconde;
Ø
Bambolê.
Música – Brinquedo cantado:
Ø
Passa, passa gavião;
Ø
Eu entrei na roda;
Ø
Terezinha de Jesus;
Ø
Ciranda cirandinha;
Ø
Eu entrei na roda;
Ø
A canoa virou;
Ø
A linda rosa juvenil.
Brinquedos:
Ø
Copo fone (engenhoca);
Ø
Bilboquê (engenhoca);
Ø
Carrinho com caixinha e latas;
Ø
Boneco de meia (Lendas Folclóricas);
Ø
Cavalo de aço;
Ø
Pipa;
Ø
Cata- vento;
Ø
Vai e vem;
Ø
Bambolê.
Estratégicas:
Serão realizadas
através de momentos lúdicos com: Pintura coletiva e individual; Recorte e
colagem; Dobraduras; Produções de engenhocas; Música e movimento; Encontro
entre amigos (amigo doce); Entrevista com os pais (formulário); Dramatização; Confecção
de cartão para os pais; Confecção de brinquedos e jogos que represente a
cultura brasileira, além dos símbolos nacionais.
Conclusão:
Por ser este um tema
rico em conteúdos e atividades a serem desenvolvidas, possibilitando um bom
rendimento no trabalho realizado, conclui-se que esse é um tema relevante para
o desenvolvimento das habilidades e competências trabalhadas durante o processo
de aprendizagem das crianças.
Eixos:
Ø
Identidade e autonomia;
Ø
Movimento;
Ø
Temas transversais;
Ø
Música;
Ø
Artes visuais;
Ø
Linguagem oral e escrita;
Ø
Natureza e sociedade;
Ø
Matemática.
Culminâncias:
Ø
Festa dos Pais;
Ø
Comemoração do folclore;
Ø
Comemoração da independência.
Referência: RCNEI
Nenhum comentário:
Postar um comentário