Eu Desejo...

Eu Desejo..
Que a felicidade não dependa do tempo,
nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro.

Que ela possa vir com toda a simplicidade,
de dentro para fora, de cada um para todos.

Que as pessoas saibam falar, calar,
e acima de tudo ouvir.

Que tenham amor ou então sintam falta de não tê-lo.

Que tenham ideal e medo de perdê-lo.

Que amem
ao próximo e respeitem sua dor,
para que tenhamos certeza de que viver vale a pena.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Síntese do texto


Segundo a Professora Zilda Kessel, apesar de sabermos que os saberes se propagam através da escola, não devemos ignorar as vivencia do aluno. É no meio em que vive que a criança adquire a sua maior experiência de vida e bagagem para formar sua personalidade, é na sociedade que é adquirido os conhecimentos necessário para uma vida social. No cotidiano, são compartilhados saberes, fazeres, conceitos e percepções do mundo, não podemos esquecer os ensinamentos dos mais velhos, com eles  se tecem e se revelam os relatos do passado, as crenças e os conhecimentos necessários à vida prática, à produção material e simbólica, que tornam cada ser integrantes de seu grupo.
Na história da humanidade, a grande maioria das escolas aplicava o método de produção em massa, onde temos a frente um professor que tudo sabe a informar um aluno que tudo desconhece, eis a imagem desta escola, um modelo da produção em série, do controle do tempo, dos conteúdos previamente definidos, divididos em unidades, transmitidos por um mestre, que perdurou por gerações.  
Hoje a escola é uma instituição em mudança, o modelo de escola transmissiva entrou em crise por não sustentar uma educação compensatória e unificada, que garantiria a todos os instrumentos para o exercício da cidadania, a escola entra em crise. entre os fatores para a crise, estão também presentes as novas tecnologias de comunicação e informação, que alteram a lógica da produção e da distribuição de informações e a construção dos saberes. A escola hoje apresenta informações defasadas por causa da rapidez em que essas informações chegam para nossos alunos. As novas tecnologias forçou uma reforma no planejamento das escolas. Hoje a Educação está em discussão, para garantir uma educação de qualidade a todo o Brasil.
Se a educação se resumisse em receber informações, não teríamos problema em educar nossos jovens, pois o que eles mais têm hoje é a possibilidade e acesso a informação. Mas, educar não é só isso, requer muito mais que simplesmente receber a informação, Inclui a necessidade de operar com a informação: pesquisar, processar, construir significados, colaborar e criar. Ser capaz de informar-se e formar-se durante toda a vida é condição de participação social e desafio para a escola, para educadores e seus alunos.
Os projetos hoje são uma as diversas modalidades de organização do trabalho escolar, uma pedagogia centrada nos alunos como um coletivo, que respeita as diversidades e que pode mudar a estrutura de ensino nas escolas, partindo do princípio de que o processo de conhecer e aprender integra diferentes áreas do conhecimento e que a aprendizagem não ocorre somente na escola.

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