Segundo a Professora Zilda Kessel, apesar
de sabermos que os saberes se propagam através da escola, não devemos ignorar
as vivencia do aluno. É no meio em que vive que a criança adquire a sua maior
experiência de vida e bagagem para formar sua personalidade, é na sociedade que
é adquirido os conhecimentos necessário para uma vida social. No cotidiano, são compartilhados
saberes, fazeres, conceitos e percepções do mundo, não podemos esquecer os
ensinamentos dos mais velhos, com eles
se tecem e se revelam os relatos do passado, as crenças e os
conhecimentos necessários à vida prática, à produção material e simbólica, que
tornam cada ser integrantes de seu grupo.
Na história da humanidade, a grande maioria das
escolas aplicava o método de produção em massa, onde temos a frente um
professor que tudo sabe a
informar um aluno que tudo desconhece, eis a imagem desta escola, um modelo da produção em série, do controle do tempo, dos conteúdos
previamente definidos, divididos em unidades, transmitidos por um mestre, que
perdurou por gerações.
Hoje a escola é uma instituição em mudança, o
modelo de escola transmissiva entrou em crise por não sustentar uma educação
compensatória e unificada, que
garantiria a todos os instrumentos para o exercício da cidadania, a escola
entra em crise. entre os fatores para a crise, estão também presentes as novas
tecnologias de comunicação e informação, que alteram a lógica da produção e da
distribuição de informações e a construção dos saberes. A escola hoje apresenta
informações defasadas por causa da rapidez em que essas informações chegam para
nossos alunos. As novas tecnologias forçou uma reforma no planejamento das
escolas. Hoje a Educação está em discussão, para garantir uma educação de
qualidade a todo o Brasil.
Se
a educação se resumisse em receber informações, não teríamos problema em educar
nossos jovens, pois o que eles mais têm hoje é a possibilidade e acesso a
informação. Mas, educar não é só isso, requer muito mais que simplesmente
receber a informação, Inclui a necessidade de operar com a informação: pesquisar,
processar, construir significados, colaborar e criar. Ser capaz de informar-se
e formar-se durante toda a vida é condição de participação social e desafio
para a escola, para educadores e seus alunos.
Os
projetos hoje são uma as diversas modalidades de organização do trabalho
escolar, uma pedagogia centrada nos alunos como um coletivo, que respeita as
diversidades e que pode mudar a estrutura de ensino nas escolas, partindo do
princípio de que o processo de conhecer e aprender integra diferentes áreas do
conhecimento e que a aprendizagem não ocorre somente na escola.
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